INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – BÁSICO

O que você aprenderá

  • O que é instrumentação e automação industrial
  • A simbologia dos instrumentos e sua aplicação
  • O que são as malhas de controle e medição de variáveis
  • O que são os circuitos eletropneumáticos
  • Os tipos de sensores e para que servem
  • O processo de calibração de instrumentos de medição.

Descrição

Com as tecnologias evoluindo à velocidade da luz, as indústrias se veem desafiadas a avançar junto. Quem torna isso possível é o seu capital humano, pois de nada adianta ter os conceitos mais modernos e os colaboradores não saberem do que se trata. Para correr junto e conseguir acompanhar esse ritmo só há uma solução: aprendizado constante.

instrumentação industrial é um exemplo de área que precisa de profissionais sempre bem atualizados. Juntamente com a automação industrial, a instrumentação se prepara para um novo cenário com a chegada da Indústria 4.0, em que redes inteligentes proporcionarão maior eficiência, produtividade e redução de custos, os mesmos objetivos da automação.

Para quem não sabe, instrumentação industrial é o ramo que lida com dispositivos de controle e medição, que mantêm constantes as variáveis como temperatura, vazão, pressão e nível em um sistema de automação. Sempre atua junto com a automação industrial, a fim de proporcionar melhorias em qualidade, segurança e também aumento da produção.

A ação nesse segmento exige uma formação sólida e de qualidade, como a do curso de instrumentação industrial da INOVAÇÃO DISRUPTIVA. Nosso curso é elaborado por uma equipe pedagógica competente, a partir de fontes confiáveis e atualizadas.

Com um bom embasamento dado pelo Curso Online Instrumentação e Automação Industrial você pode dar um bom start na sua vida profissional. E se você já é empregado na área, pode aproveitar nossos conteúdos para se atualizar, afinal, como dissemos lá no início, tem que estar sempre aprendendo.

Que tal saber um pouco mais sobre nosso curso de automação industrial, quais são os conteúdos da grade programática, as áreas nas quais o instrumentador pode atuar e conhecer também os motivos pelos quais os cursos com certificado da INOVAÇÃO DISRUPTIVA são os melhores do mercado.

O que você vai estudar?

O conceito de instrumentação industrial marca o início do Curso Online Instrumentação e Automação Industrial. Outra abordagem sobre esse segmento também deixa o aluno a par do que é automação industrial.

Na sequência, o material seguinte faz um paralelo entre a instrumentação e a automação industrial. Apesarem de estarem ligadas, cada uma tem seu papel. De forma bem resumida, a instrumentação é quem lida com os equipamentos e dispositivos de medição e controle que são parte de um sistema de automação. Esse sistema tem o objetivo de criar mecanismos que resultem em uma capacidade melhor de produção: produzir um produto melhor com o menor custo possível.

Parte dos materiais do curso de automação estão disponibilizados em vídeos. Um deles aborda a automação industrial e a mecatrônica, começando pela história da automação. É um material muito interessante que conta, inclusive, que já existia automação no século I. Curioso para saber mais? Quando fizer nosso curso você saberá.

Outro vídeo traz um debate sobre a engenharia de instrumentação, automação e robótica. Outros materiais têm como tema os aspectos gerais da área de instrumentação, primordiais para a boa qualificação do instrumentador. Nessa parte do curso de instrumentação industrial são vistos os tipos de processos industriais, a terminologia própria dos equipamentos de controle que são utilizados na indústria de processos, a simbologia da instrumentação (os sinais utilizados nos fluxogramas de processos) e muitos outros pontos pertinentes.

Experimentos de instrumentação industrial e medição de nível em vasos de pressão são exemplos práticos dados no curso de automação.

O tópico que finaliza o Curso Online Instrumentação e Automação Industrial traz definições sobre o sistema de controle em malha aberta e malha fechada, conhecimento essencial ao profissional.

Áreas de atuação

Há muitas opções de empregabilidade para o profissional instrumentista industrial, assim como excelentes remunerações. Algumas dos setores industriais que absorvem esses profissionais são: petroquímica, aeronáutica, automobilística, mineração, têxtil, alimentos, bebidas, construção, farmacêutica, cimento e outras indústrias de processos, nas quais a instrumentação e automação são amplamente utilizadas.

curso de instrumentação industrial capacita os profissionais a trabalhem lhe capacita a trabalhar nas áreas de: laudos técnicos; desenvolvimento de drivers para automação; projetos de sistema de automação; coordenação e supervisão de equipes de instalação de instrumentos; criação de folhas de dados de instrumentos; e muitas outras.

Adquirindo conhecimento nessa área, o profissional pode se habilitar também para atuar como professor em cursos técnicos ou universidades. Instituições como o SENAI e os Institutos Federais são exemplos de possíveis empregadores para instrumentistas.

Consultoria em instrumentação e controle de processos industriais também se apresenta como uma área a ser explorada.

Objetivos

  • Entender a importância da instrumentação e automação industrial.
    • Conhecer a simbologia dos instrumentos, normas e aplicação dos símbolos.
    • Compreender como funciona a instrumentação nos processos industriais.
    • Aprender sobre medição e calibração de instrumentos.
    • Conhecer os tipos de sensores e sua utilização na instrumentação.
    • Compreender como funcionam os circuitos eletropneumáticos.

Área de aplicação

O Curso Online Instrumentação e Automação industrial é direcionado a engenheiros, técnicos e tecnólogos, estudantes de áreas de engenharia e automação e a todos os interessados em aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos sobre o tema.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de “cursos livres”, como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os “cursos livres” é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público…”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do INOVAÇÃO DISRUPTIVA é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Seja o primeiro a adicionar uma revisão.

Por favor, iniciar sessão para deixar uma avaliação
Adicionar aos favoritos
Inscritos: 0 aluno

Arquivo

Arquivos