Blog
Espelho da Liderança – Espelho, espelho meu…
- 19/03/2021
- Posted by: luciano
- Category: Administração e Negócios Auto Ajuda e Desenvolvimento Humano Liderança

Como a sua equipe te vê? E como você se vê?
Um aperto de mão mole de um superior. Um sorriso forçado de um funcionário. Uma careta de um cliente.
Essas dicas não-verbais podem arruinar relacionamentos antes que comecem – tudo antes que uma palavra seja dita.
Os membros da sua equipe e colegas de trabalho ouvem o que você diz e leem seus emails (talvez), mas talvez você sinta falta de respeito, não consiga passar a direção correta ou não alcança resultados com sua equipe, e isso, pode não ser o resultado de qualquer coisa que você disse ou do trabalho que você fez. Talvez sua liderança não verbal sobreponha sua liderança verbal.
Você acha que se comporta bem e não precisa estudar a linguagem corporal e dicas não-verbais?
Talvez um rápido resumo de como a linguagem corporal ruim pode impedir você de ter sucesso o convença do contrário.
A linguagem corporal inadequada mata sua confiança. A psicóloga social Amy Cuddy descobriu que mesmo fingir uma linguagem corporal positiva pode ter impactos mensuráveis nos seus níveis hormonais. A maneira como nos comportamos tem um grande impacto em como os outros nos veem, mas também como nos vemos.
Cuddy realizou um grande estudo, onde fez com que os participantes simplesmente descansassem em posições corporais de força por dois minutos.
Amostras de saliva mostraram um aumento de 20% na testosterona (competição, confiança) juntamente com uma queda de 25% no cortisol (estresse).
Como você pode imaginar, os resultados foram opostos para os sujeitos solicitados a se sentar em posições de submissão.
“Então, dois minutos levam a essas mudanças hormonais que configuram seu cérebro para ser basicamente assertivo, confiante e confortável, ou realmente reativo ao estresse, e se sentindo meio desligado”, disse Cuddy em sua palestra no TED . “E todos nós já tivemos a sensação, certo? Portanto, parece que nossos não-verbais governam como pensamos e sentimos sobre nós mesmos, então não impactamos apenas os outros, mas nós também somos impactados.
Além disso, nossos corpos mudam nossas mentes. ” Quando nos sentimos fortes e capazes, é mais fácil projetar energia positiva nos outros. Linguagem corporal ruim disfarça sua habilidade e sugere incapacidade ou falta de vontade.
Embora sua linguagem corporal positiva faça maravilhas pelos seus hormônios e o torne mais confiante, ela também atrai a aprovação de outras pessoas. A maneira como você fica de pé, senta, sorri e fala o torna mais agradável e transparece mais competência.
Por outro lado, hábitos não-verbais inadequados o abrem para percepções ruins que você pode não merecer. Considere os efeitos positivos e fortes que uma linguagem corporal pode ter durante reuniões com clientes, com funcionários ou mesmo entrevistas de emprego.
Quando as pessoas com quem você interage o consideram agradável e competente, tornar a venda ou conseguir um emprego fica muito mais fácil. A linguagem corporal inadequada afasta os outros e até você da sua melhor versão. Vamos revisitar aquele aperto de mão mole de seu chefe. É essa pessoa com quem você quer falar sobre sua carreira? Provavelmente não, porque agora você o percebe como fraco, indiferente e provavelmente incompetente.
Agora vire o espelho para si mesmo e recorde as interações que você pode ter tido com membros de sua equipe. Gostou do que está vendo? A inteligência emocional aumenta muito quando você pratica uma linguagem corporal positiva. Outros gravitarão em sua direção e serão mais honestos e confiantes quando você for visto como genuíno, atencioso e competente.
Gostou? Comente, compartilhe… Abraços e Sucesso