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O mantra do lean
- 19/03/2021
- Posted by: luciano
- Category: Administração e Negócios Auto Ajuda e Desenvolvimento Humano Gestão Industrial Liderança

Mantra pelo dicionário Michaelis:
No budismo e no hinduísmo, fórmula (sílaba, palavra ou verso), de força transcendente, entoada repetidamente, com o intuito de obter proveitos psíquicos e espirituais.
Em todas as religiões as palavras aparecem em algum momento como uma fonte de poder. Cientificamente, já foi comprovado que o sentido que as palavras trazem e manifestam em nosso cérebro, acabam regendo sentimentos, comportamentos e consequentemente ações. Ações geram resultados, daí a importância que deve ser dada as palavras.
No Lean, existe o mantra “SQDCM”, introduzido de forma a garantir todos os valores expressos pela filosofia enxuta.
Esses objetivos equilibrados e que originalmente eram em ordem de prioridade, até pouco tempo, tínhamos apenas “SQDC”, são:
· Segurança: Significa não fazer nada para colocar em risco seus clientes ou funcionários. Partindo da premissa que clientes mortos tendem a não ser compradores repetidos, e os feridos só voltam com seus advogados, além é claro da reputação da empresa no mercado. Com os funcionários, é mais sutil e principalmente sobre retenção (embora é claro, funcionários mortos também são muito ruins). As vantagens de retenção em um ambiente lean, geralmente vêm do conhecimento tácito acumulado dos trabalhadores. Se você os colocar em um ambiente inseguro, eles não vão querer ficar com você, e você pode dar adeus a esse conhecimento.
· QUALIDADE: Começa e termina com o cliente. Como o Lean tem tudo a ver com PULL, ou seja, a capacidade de atração do produto, é essencial descobrir o que os clientes desejam e criar exatamente isso. Não adianta criar produtos de qualidade para os quais não há demanda. Com muita frequência, as empresas se concentram nos outros tipos de qualidade, sem nenhuma atenção às necessidades reais dos clientes. Isso resulta em produtos muito caros – com engenharia excessiva ou pagando pelos vastos custos indiretos de implantação dos mesmos. A nova versão do ISO9001-15 ajuda bastante a corrigir isso, mas ainda não está no nível lean.
· DELIVERY: Entrega deve ser rápida e pontual. Em um mundo interconectado, sempre há outra fonte do seu produto – um fabricante concorrente que oferece algo que faz o mesmo trabalho (embora geralmente seja anunciado como ‘melhor’) ou um fornecedor rival que vende exatamente os mesmos itens. O OTIF nunca foi tão valorizado – “ON TIME IN FULL”.
· CUSTO: é o último dos quatro, e com razão. Se você acertar as outras três medidas, competir no preço não é um problema. Isso não significa que você pode cobrar o que quiser, mas que terá um certo grau de liberdade – você não precisa ser o mais impactado para ganhar a venda! A melhor maneira de identificar que você entendeu tudo errado em Segurança, Qualidade e Entrega é que você está sempre competindo pelo preço.
· MORAL: O moral foi adicionado ao SQDC em algum momento e se tornou SQDCM. É difícil dizer que o moral vem por último … não é a coisa menos importante. Apenas por uma questão de costume e habitualidade com a pronúncia original, Moral ficou no fim da sigla.
O moral dos funcionários (e o engajamento) tende a levar à Segurança e a outras medidas … e, sem dúvida, o foco na segurança melhorará o moral. Assim como os resultados e o sentimento de pertencimento também irá elevar o moral da equipe.
É isso pessoal, espero que tenham gostado e se quiserem saber mais, é só chamar.
Abraços e até a próxima.