Blog
Yokoten – A bola da vez
- 19/03/2021
- Posted by: luciano
- Category: Administração e Negócios Gestão Industrial Liderança

Estamos em um processo tão dinâmico de transformação, que por diversas vezes é mais interessante melhorar o que já existe, do que trabalhar o planejamento da inovação. Como assim?
Uma empresa que se chama Inovação Disruptiva, pregando que seria mais interessante melhorar do que inovar?
Bem, eu não disse isso – A colocação está baseada na linha de oportunidades e saber aproveitá-las da melhor forma possível.
Inovação é sempre muito bem vinda, mas ela tem que acontecer concomitantemente a sua performance de concorrência. Já vi profissionais e até empresas em busca de algo que não aconteceria da noite pro dia e em busca desse objetivo, se esqueceram que o mundo continua girando e o mercado opta pelo que existe de melhor no momento, ainda que a melhoria não seja uma inovação.
É necessário ter um olho no peixe e outro no gato. O processo de melhoria contínua trabalha para que as ações sejam implementadas de forma rápida e isso normalmente acontece através do velho e famoso CRLT + C e CRTL + V. Observar uma ideia e leva-la para o cenário na qual ela traria resultados dentro da sua organização, tem sido o pulo do gato, desde a visita de Eiji Toyoda e Taiichi Ohno na Ford.
No mundo Lean, ouvimos todos os tipos de palavras japonesas. De fato, parece um distintivo de honra conhecer palavras japonesas obscuras que confundem seus colegas de equipe. E hoje eu gostaria de destacar um que não é muito falada nem se tem grandes aparições em blogs de produtividade, mas é extremamente importante – Yokoten.
Yokoten é um processo para compartilhar o aprendizado lateralmente em uma organização. Isso implica copiar e melhorar as idéias kaizen que funcionam.
Yokoten acontece através da observação dos Kaizens de áreas e departamentos entre si, como exercício de melhoria continua, com a expectativa de que as pessoas vejam por si mesmas e aprendam como outra área fez o kaizen e depois aprimorem esses kaizen´s na aplicação para seus problemas locais.
Não é um requisito vertical de cima para baixo para “copiar exatamente”. Nem é uma abordagem de “melhores práticas” ou “benchmarking”, nem é como algumas organizações se referem a um modelo de “levantamento e troca”. Pelo contrário, é um processo em que as pessoas são incentivadas a ir ver por si mesmas e retornar à sua própria área para adicionar sua própria sabedoria e ideias ao conhecimento que adquiriram.
Simplificando, Yokoten é igual a copiar e melhorar. O papel dos gerentes seniores é conscientizar as pessoas da existência desses bons exemplos kaizen, para que possam ver por si mesmos, adquirir conhecimento e aprimorá-lo ainda mais. Simplesmente dizer aos subordinados para copiá-lo pode ser um tipo de kaizen, mas não serviria para o segundo aspecto importante do Sistema Toyota de Produção, o respeito e o desenvolvimento das pessoas.
Um processo Yokoten eficaz é uma etapa crítica para desenvolver capacidade dentro da organização e se tornar uma verdadeira organização de aprendizado. É realmente um dos poderosos recursos de organizações com cultura Lean.
By Luciano Dantas